DaMatta: cronista de duas culturas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i112p67-74Palavras-chave:
Roberto DaMatta, crônicas, american way of life, Alexis de TocquevilleResumo
O fato de ter ido para os Estados Unidos, por um longo período de tempo, como professor visitante da Notre Dame University, em Indiana, proporcionou a Roberto DaMatta a oportunidade de fazer uma observação etnográfica do comportamento do povo americano. Essas observações eram praticadas nos seus contatos frequentes com os membros da universidade e principalmente nos atos da vida diária. Em suas longas caminhadas pelas ruas de Salt Bend, ia fazendo as suas comparações com as observações realizadas no Brasil. Autor de um texto clássico sobre o papel da rua na cultura brasileira, é natural que tenha dirigido a sua atenção para o significado da rua para os americanos. Em sua permanência produziu numerosas crônicas para diversos jornais brasileiros. Muitas dessas crônicas foram reunidas em livro.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista USP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Pertence à revista. Uma vez publicado o artigo, os direitos passam a ser da revista, sendo proibida a reprodução e a inclusão de trechos sem a permissão do editor. |