O humor na publicidade e suas relações com o jornalismo impresso
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i88p88-99Palavras-chave:
humor, publicidade, jornalismo impresso, discursoResumo
Baseado em pesquisa bibliográfico-documental e entrevista, este texto apresenta uma reflexão teórica e aplicada sobre as relações do humor na publicidade com o jornalismo impresso. A intertextualidade é fator preponderante da análise nessa relação. Para tanto, uma publicidade impressa na revista Veja de fevereiro de 1994 é tomada como um exemplo para os desdobramentos neste artigo.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Rabelais and his World. Trad. Hélène Iswolsky. Indiana University press, Bloomington, 1984.
________. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o Contexto de Rabelais. Trad. Yara Frateschi Vieira. São Paulo/Brasília, Hucitec/Universidade de Brasília. 1999.
________. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Trad. de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo, Hucitec, 1999.
________. O Freudismo. Trad. P. Bezerra. São Paulo, Perspectiva, 2001.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria Semiótica do Texto. São Paulo, Ática, 2000.
DA MATTA, Roberto. Carnavais, Malandros e Heróis. Rio de Janeiro, Zahar, 1983.
DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro, Contraponto, 1997.
FREUD, Sigmund. “Os Chistes e sua Relação com o Inconsciente”, in Obras Psicológicas Completas. Vol. VIII. Rio de Janeiro, Imago, 1977.
MACEDO, José Rivair. Riso, Cultura e Sociedade na Idade Média. Porto Alegre, Ed. UFRGS, 2000.
MARCUSE, Herbert. Eros e Civilização. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro, Zahar, 1981.
________. Cultura e Psicanálise. Trad. Wolfgang Leo Maar et al. São Paulo, Paz e Terra, 2001.
SEBE, José Carlos. Carnaval, Carnavais. São Paulo, Ática, 1986.
WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. 7a ed. Lisboa, Presença, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista USP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Pertence à revista. Uma vez publicado o artigo, os direitos passam a ser da revista, sendo proibida a reprodução e a inclusão de trechos sem a permissão do editor. |