Cartografias transatlânticas da música popular nas Américas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i123p45-58Palavras-chave:
música nas Américas: história, gêneros musicais: séculos XIX e XX, música popular: conexões atlânticasResumo
A música popular é frequentemente analisada a partir de “gêneros musicais” nacionais. Basta lembrarmos dos mais tradicionais gêneros musicais do continente americano, como o samba, o jazz, a rumba, bolero e tango, para que nossa memória cultural os relacione aos seus países de “origem”: Brasil, Estados Unidos, Cuba, México e Argentina, respectivamente. A historiografia da música, já há algum tempo, vem problematizando essa abordagem pautada pelo recorte nacional. Nessa linha, propomos uma cartografia centrada nas trocas musicais entrecruzadas entre Europa, Américas e África.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2019-12-16
Edição
Seção
dossiê histórias culturais transatlânticas
Licença
Pertence à revista. Uma vez publicado o artigo, os direitos passam a ser da revista, sendo proibida a reprodução e a inclusão de trechos sem a permissão do editor. |
Como Citar
NAPOLITANO, Marcos. Cartografias transatlânticas da música popular nas Américas. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 123, p. 45–58, 2019. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i123p45-58. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/165110.. Acesso em: 22 nov. 2024.