Reforma do Ensino Médio e a formação técnica e profissional

Autores

  • Evaldo Piolli Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
  • Mauro Sala Instituto Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i127p69-86

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio, Dualismo estrutural, Trabalho e educação

Resumo

Este trabalho analisa as implicações da reforma do Ensino Médio e seus desdobramentos nas mudanças curriculares previstas com a introdução dos itinerários formativos, em especial de formação técnica e profissional. A centralidade dada, na reforma, ao itinerário de formação técnica e profissonal e sua implementação, como no caso da rede estadual paulista, se apresenta como um elemento que reproduz e aprofunda o dualismo estrutural, criando outra dualidade dentro dessa dualidade através da oferta predominante de modalidades de cursos de qualificação aligeirados.

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Biografia do Autor

  • Evaldo Piolli, Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação

    Professor da Faculdade de Educação da Unicamp e líder do Grupo de Estudos Trabalho, Saúde e Subjetividade (NETSS/FE/Unicamp

  • Mauro Sala, Instituto Federal de São Paulo

    Professor de Sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus de Hortolândia.

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Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Dossiê ensino público

Como Citar

PIOLLI, Evaldo; SALA, Mauro. Reforma do Ensino Médio e a formação técnica e profissional. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 127, p. 69–86, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i127p69-86. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/180047.. Acesso em: 18 nov. 2024.