Valores morais e de autoexpressão: pós-materialismo em/na crise?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i131p33-46Palavras-chave:
pós-materialismo, pandemia, estabilidade de valores, projeto “Valores em Crise”, World Values Survey, BrasilResumo
Este artigo visa a veri car o impacto da mudança nas condições de existência material (sanitárias e econômicas) causada pela pandemia de covid-19 na estabilidade dos valores materialistas e pós-materialistas no Brasil. A hipótese, construída a partir da literatura e testada com os dados de duas ondas do projeto “Valores em Crise”, é que tais valores deveriam ser estáveis na vida dos indivíduos e não mudariam no curto prazo. Porém, os resultados indicam o oposto: um aumento dos valores pós- materialistas entre os brasileiros em comparação com os materialistas. Dessa forma, o artigo trata da variação de diferentes tipos de valores e preferências sociopolíticas frente à crise e propõe explicações para as mudanças de curto prazo observadas, bem como as suas potenciais consequências no médio e no longo prazo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista USP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Pertence à revista. Uma vez publicado o artigo, os direitos passam a ser da revista, sendo proibida a reprodução e a inclusão de trechos sem a permissão do editor. |