Entre objetos, práticas e instituições: aprendizados sobre a vida e a cultura escolar

Autores

  • Renata Marcílio Cândido Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i137p45-58

Palavras-chave:

Forma e cultura escolar, História da educação

Resumo

O que se estuda na escola e sobre ela? Como estudá-la? Quais conceitos podem nos ajudar a pensar seus elementos, suas características e modos de funcionamento? Neste artigo os conceitos de cultura e forma escolar assumem o eixo organizador das reflexões e possíveis respostas para as questões formuladas. A partir de pesquisas desenvolvidas na Faculdade de Educação da USP e na Unifesp, destaca-se a tenacidade dos conceitos e as formas pelas quais eles se complementam em um movimento fértil para a compreensão da escola, da profissão e da carreira docente. Do mesmo modo, os conceitos podem ser retomados para pensar as escolas nos dias atuais, especialmente no período após a pandemia.

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Biografia do Autor

  • Renata Marcílio Cândido, Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

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Publicado

2023-07-24

Edição

Seção

Dossiê Vida escolar

Como Citar

CÂNDIDO, Renata Marcílio. Entre objetos, práticas e instituições: aprendizados sobre a vida e a cultura escolar. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 137, p. 45–58, 2023. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i137p45-58. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/214188.. Acesso em: 10 maio. 2024.