Conduzir e conformar: o que a escola faz ao instituir práticas de moralização? Pensar a educação moral no Brasil com Émile Durkheim

Autores

  • Katiene Nogueira da Silva Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i137p101-114

Palavras-chave:

moralização, educação moral, história da educação, democratização do ensino, Durkheim

Resumo

Este artigo buscará discutir o que faz a escola ao instituir práticas de moralização neste espaço. O emprego do termo “moralização” utilizado aqui é entendido como a moral que visa a ser praticada, inserida no comportamento das pessoas. Não há como pensar na moral inserida no sistema de ensino sem levar em consideração a sua importância na crença de que uma população bem educada e moralizada garantiria o bom funcionamento da vida social. Esta visão, bastante difundida na literatura pedagógica e nos discursos evocados no campo educacional, é inicialmente trazida pela influência do catolicismo e dos jesuítas na educação nacional, depois é fortalecida pelos ideais republicanos que tomam a educação como um dos pilares da organização nacional e em seguida ecoam a teoria do francês Émile Durkheim.

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Biografia do Autor

  • Katiene Nogueira da Silva, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

    Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2023-07-24

Edição

Seção

Dossiê Vida escolar

Como Citar

SILVA, Katiene Nogueira da. Conduzir e conformar: o que a escola faz ao instituir práticas de moralização? Pensar a educação moral no Brasil com Émile Durkheim. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 137, p. 101–114, 2023. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i137p101-114. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/214224.. Acesso em: 9 maio. 2024.