A fala consumista (o supercliente na ordem do consumo)

Autores

  • Jean Pierre Chauvin Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i139p139-150

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jean Pierre Chauvin, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Professor livre-docente da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e autor de, entre outros, Sete falas: ensaios sobre tipologias discursivas (Cancioneiro).

Referências

AQUINO, S. T. de. Sobre o ensino (De magistro)/Os sete pecados capitais. 2ª ed. Trad. Luiz Jean Lauand. São Paulo, Martins Fontes, 2004.

BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Trad. Artur Mourão. Lisboa, Edições 70, 2014.

BAUDRILLARD, J. Para uma crítica da economia política do signo. Trad. Aníbal Alves. Rio de Janeiro/Lisboa, Elfos/Edições 70, 1995.

BAUDRILLARD, J. Le système des objets. Paris, Gallimard, 1970.

BOURDIEU, P. “Condição de classe e posição de classe”, in A economia das trocas simbólicas. Trad. Sergio Miceli. 6a ed. São Paulo, Perspectiva, 2005, pp. 3-25.

CASTORIADIS, C. As encruzilhadas do labirinto III: o mundo fragmentado. Trad. Rosa Maria Boaventura. São Paulo, Paz e Terra, 1992.

FLUSSER, V. Pós-história: vinte instantâneos e um modo de usar. São Paulo, Annablume, 2011.

FROMM, E. Ter ou ser? Trad. Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro, Zahar, 1977.

HAN, B. C. A salvação do belo. Trad. Gabriel Salvi Philipson. Petrópolis, Vozes, 2019.

JARRE, J. M. Musique pour supermarché/Musique for supermarkets. Disponível em: https://soundcloud.com/volty-77/music-for-supermarkets-jean. Acesso em: 15/7/2022.

LIPOVETSKY, G. “Tempo contra tempo, ou a sociedade hipermoderna”, in S. Charles. Os tempos hipermodernos. Trad. Mário Vilela. São Paulo, Barcarola, 2004, pp. 49-103.

MARCUSE, H. A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. 4ª ed. Trad. Giasone Rebuá. Rio de Janeiro, Zahar, 1973.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. Livro I. 26a ed. Trad. Reginaldo Sant’Anna. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2008.

MARX, K. Cadernos de Paris & Manuscritos econômico-filosóficos de 1844. Trad. José Paulo Netto e Maria Antónia Pacheco. São Paulo, Expressão Popular, 2015.

MAYER, J.-P. “Avant-propos”, in J. Baudrillard. La société de consommation: ses mythes, ses structures. Paris, Éditions Denoël, 2018, pp. 14-5.

MORIN, E. Cultura de massas no século XX – O espírito do tempo: neurose. 4a ed. Trad. Maura Ribeiro Sardinha. Rio de Janeiro, Forense-Universitária, 1977.

PADILHA, V. Shopping center: a catedral das mercadorias. São Paulo, Boitempo, 2006.

PALAHNIUK, C. Clube da luta. Trad. Cassius Medauar. São Paulo, Leya, 2012.

SANDEL, M. J. A tirania do mérito: o que aconteceu com o bem comum? 6ª ed. Trad. Bhuvi Libanio. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2021.

SARAMAGO, J. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo, Companhia das Letras, 1995.

WILLIAMS, R. “Consumidor”, in Palavras-chave [um vocabulário de cultura e sociedade]. Trad. Sandra Guardini Vasconcelos. São Paulo, Boitempo, 2007, pp.109-10.

YOUNG, M. D. The rise of the meritocracy. New Brunswick/London, Transaction Publishers, 2008.

Downloads

Publicado

2023-12-15

Como Citar

CHAUVIN, Jean Pierre. A fala consumista (o supercliente na ordem do consumo). Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 139, p. 139–150, 2023. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i139p139-150. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/221969.. Acesso em: 13 maio. 2024.