Inteligência artificial, urbanização e cidades

Autores

  • Márcia Regina Martins Martinez Corso Universidade de São Paulo
  • Luísa Paseto Universidade Estadual de Campinas
  • André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i141p81-90

Palavras-chave:

Cidades inteligentes, Urbanização, Cidades, Cidades sustentáveis, Planejamento urbano

Resumo

A forte onda de urbanização criou uma demanda mundial pela melhoria da qualidade de vida nas cidades, provocando grandes avanços nas áreas de planejamento urbano, geografia social e tecnologias da informação e comunicação. A inteligência artificial vem desempenhando um papel crucial na redefinição do planejamento urbano e na criação de cidades mais inteligentes, sustentáveis e adaptadas às necessidades de seus habitantes. Os benefícios de uma inteligência artificial ética e responsável já são observados nas cidades com o desenvolvimento de infraestruturas urbanas e tecnológicas sustentáveis, proporcionando melhor qualidade de vida para a população.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Márcia Regina Martins Martinez Corso, Universidade de São Paulo

    Pesquisadora do Centro de Inteligência Artificial Aplicada em Cidades Inteligentes (Iara), apoiado pela Fapesp, MCTI e CGI.br.

  • Luísa Paseto, Universidade Estadual de Campinas

    Coordenadora da plataforma inteli.gente para cidades inteligentes e de análise de indicadores de cidades para o centro Iara.

  • André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, Universidade de São Paulo

    Professor titular e diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, da USP São Carlos, e coordenador do centro Iara.

Downloads

Publicado

2024-06-05

Edição

Seção

Dossiê Inteligência Artificial na Pesquisa Científica

Como Citar

CORSO, Márcia Regina Martins Martinez; PASETO, Luísa; CARVALHO, André Carlos Ponce de Leon Ferreira de. Inteligência artificial, urbanização e cidades. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 141, p. 81–90, 2024. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i141p81-90. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/225252.. Acesso em: 22 dez. 2024.