Reificação ética e cidadania: o caso do ensino religioso paranaense

Autores

  • Guilherme Borges Centro Brasileiro de Análise e Planejamento
  • Henrique Fernandes Antunes Centro Brasileiro de Análise e Planejamento

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i142p91-106

Palavras-chave:

Ensino religioso, Cidadania, Pluralismo, Educação, Religião

Resumo

Desde o final da década de 1980, o ensino religioso ministrado em escolas públicas brasileiras tem sofrido amplos processos de revisão no que concerne a seus objetivos oficiais, que passaram a englobar a missão de incutir nos alunos o respeito à diversidade cultural e religiosa do país, tendo em vista que tal postura seria indispensável para a construção da cidadania. Para analisar essas mudanças de escopo, o foco da investigação recai nas aulas de ensino religioso formatadas pela Secretaria de Educação do estado do Paraná, que tem sido considerado por atores do próprio campo educacional uma referência no pioneirismo em esboçar um perfil inicialmente ecumênico e depois inter-religioso para essa disciplina escolar.

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Biografia do Autor

  • Guilherme Borges, Centro Brasileiro de Análise e Planejamento

    Pesquisador do Cebrap e do projeto NCF, Canadá.

  • Henrique Fernandes Antunes, Centro Brasileiro de Análise e Planejamento

    Pesquisador do Cebrap e do projeto NCF, Canadá.

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Publicado

2024-08-15

Edição

Seção

Dossiê Religião e Escola

Dados de financiamento

Como Citar

BORGES, Guilherme; ANTUNES, Henrique Fernandes. Reificação ética e cidadania: o caso do ensino religioso paranaense. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 142, p. 91–106, 2024. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i142p91-106. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/227988.. Acesso em: 21 nov. 2024.