Acervos audiovisuais digitais no contexto da educação digital: políticas, desafios e possibilidades

Autores

  • Adriana Fresquet Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i145p15-26

Palavras-chave:

Educação digital, Acervos digitais, Plano Nacional de Educação Digital, Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, Lei 13.006/14, IA

Resumo

O presente artigo apresenta questões investigadas no pós-doutorado, sobre a disponibilização e apropriação dos acervos digitais no contexto das recentes políticas públicas brasileiras, especialmente o Plano Nacional de Educação Digital (Pned) e a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec). Com base em pesquisas e experiências desenvolvidas no campo da educação e do audiovisual, analisamos a relação entre curadoria digital, formação docente e soberania digital, destacando os desafios e as potencialidades para a inclusão do cinema na escola como dispositivo crítico e sensível. A expansão dos acervos digitais traz consigo novas demandas para o ensino, exigindo regulamentação, financiamento e formação docente. A integração desses acervos na educação enfatiza o complexo e decisivo papel da tecnologia e das práticas curatoriais na promoção da diversidade cultural e da educação.

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Biografia do Autor

  • Adriana Fresquet, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação

    Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora do Grupo Cinead: Laboratório de Educação, Cinema e Audiovisual da UFRJ.

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Publicado

2025-06-16

Edição

Seção

Dossiê cinema e educação

Como Citar

FRESQUET, Adriana. Acervos audiovisuais digitais no contexto da educação digital: políticas, desafios e possibilidades. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 145, p. 15–26, 2025. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i145p15-26. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/237697.. Acesso em: 19 nov. 2025.