Cinema das margens e a suspensão do futuro

Autores

  • Antonio Carlos Rodrigues de Amorim Universidade de Campinas. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i145p119-130

Palavras-chave:

cinema, experimentação, imediação

Resumo

O texto indaga duas produções cinematográficas, uma brasileira e outra libanesa/canadense, quanto às suas possibilidades de deslocar os sentidos mais usuais de narrativa temporal, fraturando-os desde as perspectivas de um processo de imediação germinante nos vestígios, fragmentos e intervalos entre-imagens. Os filmes compõem um diferencial comum de margeamento dos clichês que povoam violentamente as histórias contemporâneas de violência, guerra e morte, adensando um tempo presente na superfície do dispositivo cinematográfico que deixa incerta a possibilidade de as existências minoritárias se corporificarem em futuros por vir.

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Biografia do Autor

  • Antonio Carlos Rodrigues de Amorim, Universidade de Campinas. Faculdade de Educação

    Professor titular da Faculdade de Educação da Unicamp e pesquisador do Laboratório de Estudos Audiovisuais Olho (Unicamp).

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Publicado

2025-06-16

Edição

Seção

Dossiê cinema e educação

Como Citar

AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de. Cinema das margens e a suspensão do futuro. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 145, p. 119–130, 2025. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i145p119-130. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/237772.. Acesso em: 19 nov. 2025.