Metacinema e educação do olhar: entre os imaginários da ilusão e da disrupção

Autores

  • Rogério de Almeida Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i145p41-56

Palavras-chave:

Cinema e educação, Metacinema, Educação do olhar, Experiência estética, Hermenêutica

Resumo

O objetivo deste artigo é estudar a relação entre metacinema e educação do olhar, investigando como o cinema é concebido, representado e imaginado cinematograficamente. Os filmes pesquisados foram agrupados em temas e justificados a partir da predominância de suas características cinematográficas como ilusórios, disruptivos e híbridos. A metodologia pautou-se por uma abordagem hermenêutica, em conexão com o perspectivismo nietzschiano, e considerou as contribuições teóricas advindas do campo do cinema, da filosofia e da interface entre cinema e educação. Os resultados da pesquisa, ao mostrar como o cinema se concebe ficcionalmente, possibilitaram uma reflexão sobre as potencialidades da experiência estética na educação do olhar, tendo em vista os estudos sobre cinema e educação.

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Biografia do Autor

  • Rogério de Almeida, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

    Professor titular da Faculdade de Educação (FE) da USP, coordenador do Lab_Arte e bolsista produtividade CNPq.

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Publicado

2025-06-16

Edição

Seção

Dossiê cinema e educação

Como Citar

ALMEIDA, Rogério de. Metacinema e educação do olhar: entre os imaginários da ilusão e da disrupção. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 145, p. 41–56, 2025. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i145p41-56. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/237793.. Acesso em: 19 nov. 2025.