Dos registros filmados ao vir a ser filmes para mostras de cinema: experimentações de uma profissional da educação infantil

Autores

  • Wenceslao Machado de Oliveira Junior Universidade de Campinas. Faculdade de Educação
  • Aline Gonçalves de Souza Arena Rede Municipal de Ensino de Campinas
  • Gabriela Fiorin Rigotti Secretaria Municipal de Educação de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i145p57-70

Palavras-chave:

cinema, educação infantil, formação em exercício, experimentação, vir a ser

Resumo

Seria possível que a formação para o cinema se desse no próprio cotidiano escolar, no exercício diário de educar crianças bem pequenas? Seria possível que isso se fizesse menos como capacitação para um cinema predefinido do que como afetação para um cinema a ser inventado ali mesmo, no lugar-escola? Neste artigo apresentamos algumas experiências de como esta formação pode se dar, respondendo afirmativamente às duas perguntas ao acompanhar e refletir sobre o percurso de formação de uma monitora, coautora deste texto, que atua há mais de 20 anos em escolas públicas de educação infantil. Em paralelo, experimentamos fazer funcionar os conceitos de filme e filmagem elaborados coletivamente em pesquisa anterior, apontando a potência de vir a ser que os conecta como um passo importante para o sentir-se capaz de fazer cinema na escola.

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Biografia do Autor

  • Wenceslao Machado de Oliveira Junior, Universidade de Campinas. Faculdade de Educação

    Professor do Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte e pesquisador do Laboratório de Estudos Audiovisuais Olho, ambos da Faculdade de Educação da Unicamp.

  • Aline Gonçalves de Souza Arena, Rede Municipal de Ensino de Campinas

    Monitora de educação infantil na Rede Municipal de Ensino de Campinas.

  • Gabriela Fiorin Rigotti, Secretaria Municipal de Educação de Campinas

    Orientadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Campinas.

Referências

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Publicado

2025-06-16

Edição

Seção

Dossiê cinema e educação

Como Citar

OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao Machado de; ARENA, Aline Gonçalves de Souza; RIGOTTI, Gabriela Fiorin. Dos registros filmados ao vir a ser filmes para mostras de cinema: experimentações de uma profissional da educação infantil. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 145, p. 57–70, 2025. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i145p57-70. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/237795.. Acesso em: 17 nov. 2025.