Alfabetização no Brasil

Autores

  • João Batista Araujo de Oliveira Instituto Alfa e Beto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i100p21-32

Palavras-chave:

alfabetização, leitura, políticas públicas

Resumo

O presente artigo aborda o conceito de alfabetização a partir da perspectiva da ciência cognitiva de leitura. Usando dados empíricos e documentais, ilustra como as políticas e as práticas de alfabetização prevalentes no país, ao ignorarem os avanços científicos na área, vêm contribuindo, de forma deliberada, para os baixos níveis que caracterizam o desempenho dos alunos.

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Biografia do Autor

  • João Batista Araujo de Oliveira, Instituto Alfa e Beto

    Presidente do Instituto Alfa e Beto e autor de, entre outros, Aprender e Ensinar (Global).

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Publicado

2014-02-18

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

OLIVEIRA, João Batista Araujo de. Alfabetização no Brasil. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 100, p. 21–32, 2014. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i100p21-32. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/76163.. Acesso em: 11 dez. 2024.