A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i100p33-46Palavras-chave:
formação de professores, licenciatura, pedagogia, currículo, EADResumo
Este artigo aborda, com fundamento em pesquisas, a questão da formação inicial de professores para a educação básica em cursos de graduação. São apresentados dados quantitativos sobre as características desses cursos no Brasil. Evidencia-se a pouca procura de algumas formações e a migração dessa formação para propostas EAD, sobretudo no setor privado, que é responsável pela maioria das matrículas nesses cursos. Discutem-se análises qualitativas dos currículos das licenciaturas, as quais mostram a fragmentação entre a formação em área de conhecimento e a formação em educação e práticas de ensino, estas oferecidas de modo insuficiente para formar professores. Abordam-se algumas iniciativas governamentais intervenientes no âmbito dos estágios curriculares. O panorama é preocupante dada a insuficiência da formação oferecida para subsidiar a atuação de um profissional docente na educação básica.Downloads
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