Educação, trabalho e desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i100p67-76Palavras-chave:
educação, treinamento, produtividade, tecnologia, crescimento econômico, progresso socialResumo
O propósito deste artigo é o de ressaltar a importância estratégica da educação para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Uma atenção especial é dada ao papel da educação de boa qualidade para elevar a produtividade do trabalho, que está estagnada há muitos anos no país. A produtividade média do trabalhador brasileiro é de apenas 20% da produtividade do americano. A rápida incorporação de avanços tecnológicos nos sistemas produtivos está a exigir profissionais que, além de terem uma boa capacitação em seus ofícios, tenham uma boa educação básica, que lhes permita dominar adequadamente a linguagem e a matemática, e bons conhecimentos gerais. O trabalho moderno é cada vez mais realizado em equipe, o que exige uma boa preparação.
Downloads
Referências
ABTD – Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento. “O Retrato doTreinamento no Brasil”. São Paulo, ABTD, 2010.
BLS – Bureau of Labor. “International Comparisons of Hourly Compensation Costs in Manufacturing, 2011”. Washington, Bureau of Labor Statistics/U.S. Department of Labor, 2011.
FOEGEL, Robert. The Fourth Great Awakening. Chicago, The University of Chicago Press, 2002.
GREENSPAN, Alan. “Overview: Central Bank Perspectives”, in Proceedings, Federal Reserve Bank of Kansas City, 1989, pp. 309-13. Disponível em: www.kc.frb.org/publicat/sympos/1989/S89GREEN.PDF.
TOCQUEVILLE, Aléxis de. Democracy in America. New York, Anchor Books, 1969.
WEISSBOUND, Robert. “Comprehensive Community Development in the Metropolitan Context”, January 2012. Disponível em: www.rw.ventures.com/publication/downloads/ICCD-Forum-remarks-1-23-12.pdf.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista USP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Pertence à revista. Uma vez publicado o artigo, os direitos passam a ser da revista, sendo proibida a reprodução e a inclusão de trechos sem a permissão do editor. |