Uma nova pedagogia racial?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i68p112-129Downloads
Referências
AGUILLERA, Sandra Mara et al. Os Negros, os Conteúdos Escolares e a Diversidade Cultural. 2a ed. Florianópolis, Atlende, 2002.
BARBOSA, Maria Ligia. “Diferencias de Género y Color”, in R. Donald Winkler & Santiago Cueto (orgs.). Las Escuelas de Brasil: los Maestros y la Evaluación de los Alumnos en Etnicidade, Raza, Género y Educación en America Latina. Santiago, Preal, 2004.
BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, MEC/Secad, 2005.
CABRINI, Conceição; CATELLI JR., Roberto & MONTELLATO, Andrea. História Temática. Diversidade Cultural e conflitos. 6a série do Ensino Fundamental. São Paulo, Scipione, 2005a.
________. História Temática. O Mundo dos Cidadãos. 8a série do Ensino Fundamental. São Paulo, Scipione, 2005b.
CARVALHO, Irene Mello. Introdução aos Estudos Sociais. 9a ed. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 1970, pp. 100-1.
CARUSO, Carla. Zumbi, o Último Herói dos Palmares. São Paulo, Instituto Callis, 2005.
CAVALLEIRO, Eliane. “Discriminação Racial e Pluralismo nas Escolas Públicas da Cidade de São Paulo”, in Educação Anti-racista: Caminhos Abertos pela Lei Federal 10639/03. Brasília, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
COTRIM, Gilberto. Educação Moral & Cívica para uma Geração Consciente. 2o grau. São Paulo, Saraiva, 1986.
CUNHA JUNIOR, Henrique et al. Os Negros e a Escola Brasileira. Florianópolis, Atlende, 1999.
DUARTE, Gleuso Damaceno. Conjuntura Atual em OSPB. Belo Horizonte, Lê, 1982.
ENCARNAÇÃO, Marisa. “Bons Índices, Boa Escola?”. Texto apresentado na Jornada dos Estudantes do PPGSA/IFCS/UFRJ, 2005 (mimeo.).
FAZZI, Rita de Cássia. O Drama Racial de Crianças Brasileiras: Socialização entre Pares e Preconceito. Belo Horizonte,
Autêntica, 2004.
FRY, Peter Henry. A Persistência da Raça: Ensaios Antropológicos sobre o Brasil e a África Austral. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2005.
GALENO, Sabrina. “O que É uma Boa Escola?”. Texto apresentado na Jornada dos Estudantes do PPGSA/IFCS/UFRJ, 2005 (mimeo.).
GÓES, José Roberto Pinto de. “O Racismo Vira Lei”, in O Globo, 16/8/2004.
HASENBALG, Carlos. Discriminação e Desigualdades Raciais no Brasil. Rio de Janeiro, Graal, 1979.
LUCCI, Elian Alabi. OSPB – Organização Social e Política do Brasil. São Paulo, Saraiva, 1984.
MAIO, Marcos Chor & SANTOS, Ricardo Ventura. “Política de Cotas Raciais, ‘os Olhos da Sociedade’ e os Usos da Antropologia: o Caso do Vestibular da Universidade de Brasília (UnB)”, in Horizontes Antropológicos, ano 11, n. 23, janeiro/junho de 2005.
MULLER, Ricardo G. et al. Educação Popular Afro-Brasileira. 2a ed. Florianópolis, Atlende, 2002.
MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o Racismo na Escola. Brasília, Secretaria de Ação Continuada, Alfabetização e Diversidade, MEC/BID /Unesco, 2005 [1999, 2000].
NASCIMENTO, Elisa Larkin et al. Negros, Território e Educação. Florianópolis, Atlende, 2000.
NEVES, Yasmin Poltronieri et al. As Idéias Racistas, os Negros e a Educação. 2a ed. Florianópolis, Atlende, 2002.
NOGUEIRA, Oracy. “Preconceito Racial de Marca e Preconceito Racial de Origem”, in Tanto Preto Quanto Branco: Estudos de Relações Raciais. São Paulo, T. A. Queiroz, 1985.
OLINTO, Antonio. O Rei de Keto. 2a ed. Rio de Janeiro, Nórdica, 1980.
OLTAMARI, Leandro Castro et al. Os Negros, os Conteúdos Escolares e a Diversidade Cultural II. 2a ed. Florianópolis, Atlende, 2002.
PASSOS, Joana Célia dos et al. Multiculturalismo e a Pedagogia Multirracial e Popular. Florianópolis, Atlende, 2002.
ROUANET, Sergio Paulo. As Razões do Iluminismo. São Paulo, Companhia das Letras, 1992.
PINGUILLY, Yves. Contos e Lendas da África. São Paulo, Companhia das Letras, 2005.
SAERP, Malu. “Centro e Periferia: um Estudo sobre a Sala de Aula”. Texto apresentado na Jornada dos Estudantes do PPGSA/IFCS/UFRJ, 2005 (mimeo.).
SILVA, Ana Célia et al. As Idéias Racistas, os Negros e a Educação. 2a ed. Florianópolis, Atlende, 2002.
SOUSA, Michele Sousa. “Uma Aula de Transcrição?”. Texto apresentado na Jornada de Iniciação Científica da UFRJ, 2005 (mimeo.).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista USP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Pertence à revista. Uma vez publicado o artigo, os direitos passam a ser da revista, sendo proibida a reprodução e a inclusão de trechos sem a permissão do editor. |