Uma nova pedagogia racial?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i68p112-129Downloads
Referências
AGUILLERA, Sandra Mara et al. Os Negros, os Conteúdos Escolares e a Diversidade Cultural. 2a ed. Florianópolis, Atlende, 2002.
BARBOSA, Maria Ligia. “Diferencias de Género y Color”, in R. Donald Winkler & Santiago Cueto (orgs.). Las Escuelas de Brasil: los Maestros y la Evaluación de los Alumnos en Etnicidade, Raza, Género y Educación en America Latina. Santiago, Preal, 2004.
BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, MEC/Secad, 2005.
CABRINI, Conceição; CATELLI JR., Roberto & MONTELLATO, Andrea. História Temática. Diversidade Cultural e conflitos. 6a série do Ensino Fundamental. São Paulo, Scipione, 2005a.
________. História Temática. O Mundo dos Cidadãos. 8a série do Ensino Fundamental. São Paulo, Scipione, 2005b.
CARVALHO, Irene Mello. Introdução aos Estudos Sociais. 9a ed. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 1970, pp. 100-1.
CARUSO, Carla. Zumbi, o Último Herói dos Palmares. São Paulo, Instituto Callis, 2005.
CAVALLEIRO, Eliane. “Discriminação Racial e Pluralismo nas Escolas Públicas da Cidade de São Paulo”, in Educação Anti-racista: Caminhos Abertos pela Lei Federal 10639/03. Brasília, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
COTRIM, Gilberto. Educação Moral & Cívica para uma Geração Consciente. 2o grau. São Paulo, Saraiva, 1986.
CUNHA JUNIOR, Henrique et al. Os Negros e a Escola Brasileira. Florianópolis, Atlende, 1999.
DUARTE, Gleuso Damaceno. Conjuntura Atual em OSPB. Belo Horizonte, Lê, 1982.
ENCARNAÇÃO, Marisa. “Bons Índices, Boa Escola?”. Texto apresentado na Jornada dos Estudantes do PPGSA/IFCS/UFRJ, 2005 (mimeo.).
FAZZI, Rita de Cássia. O Drama Racial de Crianças Brasileiras: Socialização entre Pares e Preconceito. Belo Horizonte,
Autêntica, 2004.
FRY, Peter Henry. A Persistência da Raça: Ensaios Antropológicos sobre o Brasil e a África Austral. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2005.
GALENO, Sabrina. “O que É uma Boa Escola?”. Texto apresentado na Jornada dos Estudantes do PPGSA/IFCS/UFRJ, 2005 (mimeo.).
GÓES, José Roberto Pinto de. “O Racismo Vira Lei”, in O Globo, 16/8/2004.
HASENBALG, Carlos. Discriminação e Desigualdades Raciais no Brasil. Rio de Janeiro, Graal, 1979.
LUCCI, Elian Alabi. OSPB – Organização Social e Política do Brasil. São Paulo, Saraiva, 1984.
MAIO, Marcos Chor & SANTOS, Ricardo Ventura. “Política de Cotas Raciais, ‘os Olhos da Sociedade’ e os Usos da Antropologia: o Caso do Vestibular da Universidade de Brasília (UnB)”, in Horizontes Antropológicos, ano 11, n. 23, janeiro/junho de 2005.
MULLER, Ricardo G. et al. Educação Popular Afro-Brasileira. 2a ed. Florianópolis, Atlende, 2002.
MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o Racismo na Escola. Brasília, Secretaria de Ação Continuada, Alfabetização e Diversidade, MEC/BID /Unesco, 2005 [1999, 2000].
NASCIMENTO, Elisa Larkin et al. Negros, Território e Educação. Florianópolis, Atlende, 2000.
NEVES, Yasmin Poltronieri et al. As Idéias Racistas, os Negros e a Educação. 2a ed. Florianópolis, Atlende, 2002.
NOGUEIRA, Oracy. “Preconceito Racial de Marca e Preconceito Racial de Origem”, in Tanto Preto Quanto Branco: Estudos de Relações Raciais. São Paulo, T. A. Queiroz, 1985.
OLINTO, Antonio. O Rei de Keto. 2a ed. Rio de Janeiro, Nórdica, 1980.
OLTAMARI, Leandro Castro et al. Os Negros, os Conteúdos Escolares e a Diversidade Cultural II. 2a ed. Florianópolis, Atlende, 2002.
PASSOS, Joana Célia dos et al. Multiculturalismo e a Pedagogia Multirracial e Popular. Florianópolis, Atlende, 2002.
ROUANET, Sergio Paulo. As Razões do Iluminismo. São Paulo, Companhia das Letras, 1992.
PINGUILLY, Yves. Contos e Lendas da África. São Paulo, Companhia das Letras, 2005.
SAERP, Malu. “Centro e Periferia: um Estudo sobre a Sala de Aula”. Texto apresentado na Jornada dos Estudantes do PPGSA/IFCS/UFRJ, 2005 (mimeo.).
SILVA, Ana Célia et al. As Idéias Racistas, os Negros e a Educação. 2a ed. Florianópolis, Atlende, 2002.
SOUSA, Michele Sousa. “Uma Aula de Transcrição?”. Texto apresentado na Jornada de Iniciação Científica da UFRJ, 2005 (mimeo.).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista USP
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Pertence à revista. Uma vez publicado o artigo, os direitos passam a ser da revista, sendo proibida a reprodução e a inclusão de trechos sem a permissão do editor. |