Ensino religioso nas escolas públicas: origem e desenvolvimento do projeto católico

Autores/as

  • Luiz Antônio Cunha Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i142p75-90

Palabras clave:

Educação pública, Ensino religioso, Igreja Católica, Confessionalismo, Laicidade

Resumen

O artigo apresenta o projeto do ensino religioso da Igreja Católica em reação à laicidade republicana no Brasil. Após sucessivas aproximações, esse projeto foi decretado para todo o país em 1931 e incorporado pela Constituição Federal de 1934: as escolas públicas de ensino primário, secundário, profissional e normal deveriam oferecer o ensino religioso no horário das aulas, facultativo para os alunos. A partir da Constituição de 1988, uma dissidência no segmento católico pretendeu substituir o confronto pela disputa hegemônica no interior do campo educacional, no contexto de um campo religioso em profunda e rápida mudança. Normas legais diferentes, originadas de demandas distintas, definiram essa disciplina em modalidades divergentes, a confessional e a não confessional. Originado no campo religioso, o conflito se instalou no campo educacional, sem perspectiva de solução.

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Biografía del autor/a

  • Luiz Antônio Cunha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Sociólogo, pesquisador da área educacional e Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado

2024-08-15

Número

Sección

Dossiê Religião e Escola

Cómo citar

CUNHA, Luiz Antônio. Ensino religioso nas escolas públicas: origem e desenvolvimento do projeto católico. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 142, p. 75–90, 2024. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i142p75-90. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/227957.. Acesso em: 26 dec. 2024.