GLOBALIZAÇÃO E AMERICANIDADE: O CASO DA PUBLICIDADE NO BRASIL DOS ANOS 30

Autores/as

  • RAFAEL JOSÉ DOS SANTOS Universidade de Campinas - Unicamp.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i32p44-55

Resumen

GLOBALIZAÇÃO E AMERICANIDADE: O CASO DA PUBLICIDADE NO BRASIL DOS ANOS 30. 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • RAFAEL JOSÉ DOS SANTOS, Universidade de Campinas - Unicamp.
    Doutorando em Ciências Sociais na Universidade de Campinas - Unicamp.

Referencias

BANDEIRA, Moniz. Presença dos Estados Unidos no Brasil: Dois Séculos de História. 2a ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1978.

BARTHES, Roland. Mythologies. Paris, Éditions du Seuil, 1957.

—————. O Óbvio e o Obtuso. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1990.

CASTELO BRANCO, Renato; MARTENSEN, Rodolfo Lima e REIS, Fernando (orgs.). História da Propaganda no Brasil. São Paulo, T. A. Queiroz, 1990.

EWEN, Stuart. Captains of Consciousness: Advertising and the Roots of the Consumer Culture. New York, McGraw-Hill, 1977.

IANNI, Octavio. A Sociedade Global. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1992.

MARCHAND, Roland. Advertising the American Dream: Making Way for Modernity, 1920-1940. Los Angeles, University of California Press, 1985.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. De los Medios a las Mediaciones: Comunicación, Cultura y Hegemonia. Barcelona, Editorial Gustavo Gili, 1987.

MORIN, Edgar. Cultura de Massas no Século XX. Rio de Janeiro, Forense, 1967.

ORTIZ, Renato. A Moderna Tradição Brasileira: Cultura Brasileira e Indústria Cultural. São Paulo, Brasiliense, 1988.

—————. “Advento da Modernidade?”, in Lua Nova, no 20, São Paulo, maio de 1990, pp. 19-30.

—————. Mundialização e Cultura. São Paulo, Brasiliense, 1994.

SANTOS, Rafael José dos. “Um Percurso da Mundialização: os Norte-Americanos e a Consolidação da Publicidade no Brasil”, in Comunicação & Política.Vol. III, no 2, Nova Série, mai.-ago. 1996. Rio de Janeiro, Cebela/UFRJ, pp. 112-25.

SEVCENKO, Nicolau. Orfeus Extáticos na Metrópole: São Paulo, Sociedade e Cultura nos Frementes Anos 20. São Paulo, Companhia das Letras, 1992.

SCHILLER, Herbert I. O Império Norte-Americano das Comunicações. Petrópolis, Vozes, 1976.

TUNSTALL, Jeremy. The Media Are American. New York, Columbia University Press, 1977.

VERISSIMO, José. Cultura, Literatura e Política na América Latina. Seleção e apresentação de João Alexandre Barbosa. São Paulo, Brasiliense, 1986.

WENDERS, Win. Emotion Pictures. Lisboa, Edições 70, 1986.

Publicado

1996-02-28

Cómo citar

SANTOS, RAFAEL JOSÉ DOS. GLOBALIZAÇÃO E AMERICANIDADE: O CASO DA PUBLICIDADE NO BRASIL DOS ANOS 30. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 32, p. 44–55, 1996. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i32p44-55. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/26030.. Acesso em: 30 dec. 2024.