As associações inter-religiosas na construção do pluralismo religioso escolar no Brasil

Autores

  • Paula Montero Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i142p57-74

Palavras-chave:

Pluralismo religioso, Fonaper, Associações inter-religiosas, Ensino religioso

Resumo

Este artigo examina a construção de um modelo oficial de pluralismo escolar plasmado nas proposições hegemônicas de ensino religioso. Tendo como foco as atividades de uma organização interreligiosa fundada em 1995, o Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (Fonaper), a análise busca retraçar sua trajetória, suas redes colaborativas e suas prescrições para a formação de professores sensíveis ao trato das diferenças. Trata-se de mapear as formas pelas quais os agentes do Fonaper imaginam o religioso e suas diferenças e o modo como enfrentam o problema da verdade de proposições heterogêneas e contrastantes. Para tanto, o artigo detalhará o contexto que favoreceu a criação desse tipo de organização, seus objetivos e redes de interação e os fundamentos de sua proposta de um ensino religioso pluralista.

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Biografia do Autor

  • Paula Montero, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Professora da FFLCH-USP e pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Ceprap) e do projeto NCF, Canadá.

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Publicado

2024-08-15

Edição

Seção

Dossiê Religião e Escola

Dados de financiamento

Como Citar

MONTERO, Paula. As associações inter-religiosas na construção do pluralismo religioso escolar no Brasil. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 142, p. 57–74, 2024. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i142p57-74. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/227970.. Acesso em: 21 nov. 2024.