Igualdade e inclusão social: estudo de casos concretos no sistema educacional
Mots-clés :
Ensino Superior, Universidades, Ensino Profissional, Igualdade, Inclusão Social, Ações Afirmativas.Résumé
Partindo de considerações gerais sobre liberdade e igualdade como fundamentos do Estado democrático, o presente estudo desenvolve, como objeto específico, o tema da igualdade e das ações afirmativas visando à inclusão social, aplicado ao sistema educacional. Fixadas premissas teóricas da matéria, são apresentados estudos de ações executadas pelo Estado em casos concretos, envolvendo o ensino acadêmico universitário e o ensino profissional.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
ALMEIDA, Fernando Dias Menezes de. Liberdade de Reunião. São Paulo: Max Limonad, 2001.
BERLIN, Isaiah. Dois Conceitos de Liberdade. In: QUATRO Ensaios sobre a Liberdade. Trad. Wamberto Hudson Ferreira. Brasília: Universidade de Brasília, 1981.
BOBBIO, Norberto. Igualdad y Libertad. Trad. Pedro Aragón Rincón. Barcelona: Paidós, 1993.
CRUZ, Carlos Henrique de Brito. Universidade Pública: O Mito do Elitismo. O Estado de São Paulo, em 18/01/2004.
______. Inclusão Social com Valor Acadêmico. O Estado de São Paulo, 03/06/2004.
FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 1997.
MIRANDA, Jorge. Manual de Direito Constitucional. Coimbra: Coimbra, 2000. Tomo IV.
PECES-BARBA, Gregorio. Curso de Derechos Fundamentales. Madrid: EUDEMA, 1991.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo 2005
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.