Aspectos da societas romana
Mots-clés :
Direito Romano, Contrato de sociedade, Contrato de sociedade no Direito Romano, Societas, Consortium ercto non cito, Responsabilidade dos sócios.Résumé
O artigo apresenta alguns aspectos da societas romana, analisados não-só com base nas tradicionais fontes romanas, como também à luz das novas descobertas e da moderna doutrina romanística, para revisão de conceitos anteriores e estudos de Direito Comparado. Relata a origem e evolução mais provável do contrato de sociedade no Direito Romano e suas principais características. A partir disto, são analisadas as principais regras relativas à gestão social e responsabilidade dos sócios gestores. Em particular são examinados os argumentos das diversas correntes de pensamento sobre os critérios de responsabilidade no período clássico e as regras no direito justinianeu. Por fim, o autor discorre sobre a influência do caráter intuitus personae da societas nas relações sociais.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo 2006
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.