O que fazer da pedra e cal? A experiência de ensino de políticas de cultura no Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v2p94-115Résumé
O trabalho apresenta e discute a disciplina políticas de cultura do Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas, em 2012, que versou sobre as políticas patrimoniais brasileiras. Cara a essa experiência de ensino é a noção de que, no campo da agenda governamental e políticas públicas, há um contraste entre a importância (conceitual e formal) e a falta de importância (real e efetiva) do patrimônio histórico e artístico nacional. Além disso, a temática não é devidamente abordada nos bacharelados de gestão e políticas públicas, nem conta com suficiente literatura analítica, histórica e de estudos de caso, no Brasil. O trabalho apresenta, como objetivo-fim, avaliar a disciplina, no que tange sua contribuição à formação de discentes de Gestão de Políticas Públicas e do Bacharelado em Lazer e Turismo. A metodologia de pesquisa consistiu em, além de revisar a experiência de lecionar a disciplina, entrevistar cinco discentes matriculados(as) - três aprovados(as) e dois(uas) reprovados(as). O artigo revela que a disciplina teve os seguintes méritos: a) a mescla de alunos(as) de Gestão de Políticas Públicas e Lazer e Turismo; b) a oportunidade de os(as) discentes descobrirem uma área até então ignorada no supracitado campo; e c) ter propiciado aos(às) discentes a reflexão sobre o conceito de nacional, travando contato com seu lado formativo e simbólico. Como pontos negativos, destacam-se os seguintes: a) a atuação profissional na área ainda não é avaliada como promissora e atrativa pelos(as) discentes; b) a disciplina careceu de maior contato com gestores(as) públicos(as) com atuação na área patrimonial, através de aulas e palestras; c) parte do corpo discente não teve o necessário empenho na disciplina; e d) a viagem técnica deveria ter contemplado, ao invés de Iguape, uma cidade patrimonial que melhor retrata os problemas comuns ao patrimônio cultural brasileiro.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
##plugins.themes.default.displayStats.noStats##
Téléchargements
Publiée
2012-06-30
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
La RG&PP suit la norme Creative Commons (CC BY), qui autorise le remixage, l'adaptation et la création d'œuvres dérivées de l'original, même à des fins commerciales. Les nouvelles œuvres doivent mentionner l'auteur ou les auteurs dans le générique.
La RG&PP utilise le logiciel de contrôle de similarité de contenu - plagiat (Crossref Similarity Check) dans les articles soumis à la revue.
Comment citer
Köhler, A. F. (2012). O que fazer da pedra e cal? A experiência de ensino de políticas de cultura no Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo. Revue Gestion & Politiques Publiques, 2(1), 94-115. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v2p94-115