A meritocracia como fator motivacional na administração pública
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v2p150-166Résumé
A meritocracia é uma ferramenta de gestão de pessoas muito utilizada na iniciativa privada, mas na administração pública encontra certa resistência para sua implantação. Em 2010 o Rio Grande do Sul instituiu a carreira de analista de planejamento, orçamento e gestão na Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, visando adotar o sistema de meritocracia na esfera pública estadual. Passados dois anos, foi avaliada a percepção da categoria em relação aos conceitos da meritocracia ao qual estão submetidos. Assim, a pesquisa é norteada pela questão: Qual o grau de motivação dos servidores com o atual plano de carreira meritocrático? Utilizou-se o método de abordagem descritivo, aplicando procedimentos de pesquisa bibliográficos, documentais e de levantamento censitário tipo survey. Foi utilizado o questionário como instrumento para coleta dos dados e um corte-transversal caracterizando a coleta em um só momento. Para a análise e tratamento foram empregados os métodos quantitativo e qualitativo, predominando o primeiro. Verificou-se que o grau de motivação depende mais da forma como o plano de carreira meritocrático é discutido e implementado do que de suas características.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
La RG&PP suit la norme Creative Commons (CC BY), qui autorise le remixage, l'adaptation et la création d'œuvres dérivées de l'original, même à des fins commerciales. Les nouvelles œuvres doivent mentionner l'auteur ou les auteurs dans le générique.
La RG&PP utilise le logiciel de contrôle de similarité de contenu - plagiat (Crossref Similarity Check) dans les articles soumis à la revue.