Desafios à Docência no Ensino Superior em Tempos Neoliberais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v6p118-139Palavras-chave:
Ensino Superior, Docência, Neoliberalismo, Formação Docente, Pós-GraduaçãoResumo
As transformações econômicas do mundo atual têm ocasionado mudanças em vários setores da sociedade, inclusive no setor da educação, levando a conflitos fundamentais com relação à atuação docente e a questionamentos até mesmo sobre o papel da própria educação. A lógica neoliberal que promove a quase total liberdade de mercado com mínima intervenção do Estado, ao ser aplicada à formação de pessoas dentro do sistema educacional vem trazendo grandes problemas para os profissionais docentes do Ensino Superior no Brasil. Este artigo pretende discutir a docência na Educação Superior em tempos neoliberais, com acúmulo de funções e o uso da tecnologia, bem como alertar para problemas na forma como são preparados os docentes para essa etapa do ensino, nos programas de pós-graduação da Universidade de São Paulo. Ao se pensar na educação como mercadoria dentro da lógica capitalista surgem inúmeros problemas para a profissão docente que busca uma educação que emancipa e não apenas contribui para a reprodução do que já está posto de antemão. Frente aos desafios que envolvem a formação docente, seu exercício e o modo como esses impactam a qualidade do ensino e a produção de conhecimento na universidade, sugere-se que a comunidade acadêmica, em conjunto com a sociedade, intensifique sua participação frente a políticas públicas para a educação.
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