Caracterização da trajetória tecnológica da biotecnologia agrícola por meio de redes de patentes
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v1p163-187Abstract
O trabalho apresenta a trajetória tecnológica de plantas transgênicas e seus principais atores. Resulta da aplicação de uma metodologia de análise de patentes em redes de co-citação desenvolvida pelos autores e baseada no trabalho de Verspangen (2007). Tomando em consideração o conhecimento acumulado em mais de dez anos de desenvolvimento da biotecnologia agrícola, o trabalho apresenta evidências para a melhor compreensão para o sucesso das plantas transgênicas apesar das barreiras impostas em alguns países desenvolvidos à sua difusão. Biotecnologia e o bionegócio são claramente definidos como atividades baseadas em ciência (Bell e Pavitt 1993). Todavia há um debate se a biotecnologia constitui-se em um novo setor econômico ou se é apenas um conjunto de tecnologias que fazem parte de outras trajetórias tecnológicas tradicionais, particularmente do setor farmacêutico. Silveira, Futino e Olalde (2002) trazem evidências ao fato de que o desenvolvimento da biotecnologia, desde o início dos anos 90, fornece a resposta ao baixo dinamismo de muitas indústrias das áreas de saúde humana, meio ambiente e agricultura. Walsh (1993) evidencia o papel da biotecnologia em criar novas demandas e um novo aparato regulatório (veja Aoki 2007). Por outro lado, a persistência da biotecnologia tradicional e intermediária, combinada ou não com inovações biotecnológicas jogaria dúvidas sobre a pertinência do conceito de trajetória tecnológica aplicada à biotecnologia (Russel 1999). O trabalho lança evidências à ideia de que a biotecnologia e a biologia molecular são os fundamentos do bionegócio inovativo. Além disto, mostra a importância do comportamento estratégico em nível de descoberta de genes como um guia para a criação de empresas biotecnológicas competitivas.Downloads
Downloads
Published
2012-01-31
Issue
Section
Artigos
License
The RG&PP follows the Creative Commons (CC BY) standard, which allows remix, adaptation and creation of works derived from the original, even for commercial purposes. The new works must mention the author(s) in the credits.
The RG&PP uses the software of content similarity check - plagiarism (Crossref Similarity Check) in articles submitted to the journal.
How to Cite
da Silveira, J. M. F. J., dal Poz, M. E., Massago, F. K., & Campos, R. (2012). Caracterização da trajetória tecnológica da biotecnologia agrícola por meio de redes de patentes. Management & Public Policies Journal, 1(2), 163-187. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v1p163-187