Catete em ré menor: tensões da música na Primeira República
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i67p38-56Palabras clave:
Música popular brasileira, Chiquinha Gonzaga, Primeira República, gênero e sexualidadeResumen
Este artigo trata do imbricamento entre cultura e política nas primeiras décadas da República tomando as disputas em torno da categoria “música popular” como um elemento privilegiado de investigação socioantropológica. Partindo de um episódio bastante conhecido entre os historiadores da música – a “Noite do Corta-jaca”, ocorrida em 26 de outubro de 1914 – e sua repercussão na imprensa, proponho entender de que modo noções como “erudito” e “popular” (ou, ainda, “alta” e “baixa” cultura) foram gestadas por uma intelectualidade obstinada a validar o novo regime perante a população.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-08-31
Número
Sección
Artigos
Licencia
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
Cómo citar
Nascimento, R. (2017). Catete em ré menor: tensões da música na Primeira República. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 67, 38-56. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i67p38-56