Modernismos alternativos, preto no branco

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i82p277-283

Mots-clés :

Rafael Cardoso, modernidade, modernismo

Résumé

Resenha crítica da obra “Modernidade em preto e branco: arte e imagem, raça e identidade no Brasil, 1890-1945”, de autoria de Rafael Cardoso, publicada pela Companhia das Letras em 2022. São apresentados os principais objetivos do livro, as fontes utilizadas e teses defendidas, inserindo autor e obra nos debates historiográficos. Na resenha, especial atenção é dedicada às noções de modernidade e modernismo desenvolvidas por Cardoso.

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Biographie de l'auteur

  • João Brancato, Universidade Estadual de Campinas

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Campinas (PPGH-Unicamp) e bolsista Fapesp (19/08063-8). Sua tese versa sobre a trajetória artística do pintor Helios Seelinger (1878-1965), sob orientação do Prof. Jorge Coli. É especialista em arte e crítica de arte no Brasil entre os séculos XIX e XX.

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Publiée

2022-08-23

Numéro

Rubrique

RIEB030

Comment citer

Brancato, J. (2022). Modernismos alternativos, preto no branco. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 1(82), 277-283. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i82p277-283