Fernando de Azevedo: pioneiro da Educação Nova

Auteurs

  • Marta Maria Chagas de Carvalho Universidade de São Paulo / Faculdade de Educação

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i37p71-79

Mots-clés :

Educação Nova, Escola Nova, memória e historiografia, ensino leigo, ensino religioso.

Résumé

O artigo propõe o redimensionamento do perfil de Fernando de Azevedo como pioneiro da Educação Nova, deslocando algumas das representações sedimentadas como memória do chamado movimento de renovação educacional no Brasil. Para tanto, propõe situar a militância pedagógica de Azevedo, nos anos trinta, no campo demarcado pelo confronto entre seus aliados, -- os educadores sediados na Associação Brasileira de Educação -- e seus antagonistas --os católicos -- congregados na Confederação Católica Brasileira de Educação.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • Marta Maria Chagas de Carvalho, Universidade de São Paulo / Faculdade de Educação
    Professora da Faculdade de Educação/USP.

Téléchargements

Publiée

1994-12-31

Numéro

Rubrique

Apresentação

Comment citer

Carvalho, M. M. C. de. (1994). Fernando de Azevedo: pioneiro da Educação Nova. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 37, 71-79. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i37p71-79