As pesquisas sobre o “estado do conhecimento” em relações étnico-raciais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i62p164-183Palavras-chave:
Estado do conhecimento, estado da arte, relações étnico- raciais, educação, racismo.Resumo
O artigo é resultado do mapeamento de pesquisas sobre o “estado do conhecimento” em relações étnico-raciais no Brasil. Inicia-se por analisar a produção brasileira que teve esta abordagem metodológica como referência, para apresentar posteriormente os estudos que focaram no estado da arte das relações étnico-raciais. Ao realizarmos esta revisão de literatura visamos indicar aspectos relevantes ao conjunto de análises já produzidas sobre o tema, as demandas detectadas pelos autores, a diversidade de problemáticas reveladas, as urgências e silenciamentos existentes sobre os quais elas puderam desvelar e as permanências apontadas. Concluímos coligando as principais ações, propostas e críticas definidas nas pesquisas que se coadunam com aquelas defendidas pelo Movimento Negro e pesquisadoras/ es das diferentes áreas que lutam pela superação do racismo no Brasil.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2015-11-13
Edição
Seção
Artigos
Licença
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
Como Citar
Müller, T. M. P. (2015). As pesquisas sobre o “estado do conhecimento” em relações étnico-raciais. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 62, 164-183. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i62p164-183