Cartografia digital geo-histórica: mobilidade urbana de São Paulo de 1877 a 1930
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i64p131-166Palavras-chave:
Geo-história, cartografia digital, georreferenciamento relativo, urbanidade, mobilidade urbana.Resumo
No campo de uma cartografia digital geo-histórica o artigo apresenta mapas inéditos sobre a mobilidade urbana da cidade de São Paulo, produzidos no âmbito de pesquisa coletiva, relativos ao período entre 1877 e 1930. Em termos de metodologias, o destaque é para a aplicação do georreferenciamento relativo de mapas históricos passando pela vetorização de alguns elementos escolhidos, para, a seguir, trabalhar com uma cartografia analítica transformacional. Esses mapas em sua diversidade de métodos de representação podem permitir novos olhares sobre a mobilidade da cidade de São Paulo e seus reflexos no quadro interacional da cidade. Algo que se procurou fazer no artigo mobilizando também algumas referências teóricas para avaliar esse elemento-chave (o quadro interacional) para a constituição da cidade e de sua sociedade urbana.
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