That no one enters here if it is not geometer
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v16i1p70-81Keywords:
Architecture, Sacred geometry, ArchéAbstract
This paper reflects on (and reflects) an intense research trajectory on the true meaning of architecture between texts where their contexts interrelate through the centuries, carried out as a research product on the essence of designing in architecture, for the design of research Methodology of Learning in Architecture and Urbanism (MAAU). The relation of meaning and the loss of, lies around the sense and the discourse of an origin, or arché, in what denominated of architecture, where the geometry becomes word justifying; and a point of order. The so-called sacred geometry seems to designate the true meaning of being of the architect, as a discourse intrinsic to the search for meaning in architecture.Downloads
References
BRANDÃO, Carlos A. L. A formação do homem moderno visto através da arquitetura. 2ª edição.
Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.
CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Ed. Companhia das Letras,
1990.
CLARK, Roger H. e PAUSE, Michael. Precedents in Architecture – Analytic Diagrams, Formative
Ideas, and Partis (Third Edition). New Jersey: John Wiley & Sons, 2005.
COLIN, Silvio. Uma introdução à arquitetura. Rio de Janeiro. Editora UAPÊ, 2000
CORBUSIER, le. Por uma arquitetura. São Paulo: ed. Perspectiva, 2002
________. El Modulor: Ensayo sobre una medida armonica a la escala humana applicable universalmente a la arquitectura y a la mecânica. Buenos Aires: Ed. Pseidon, 1961 <https://
monoskop.org/images/2/21/Corbusier_Le_El_Modulor_2a_ed.pdf> acesso em 13 de maio
de 2017
DOCZY, Gyorgy. O Poder dos Limites: harmonias e proporções na natureza, arte e arquitetura.
São Paulo: Ed. Mercúrio, 1990.
GUZONI, Alfredo. Protocolo do Seminário Sobre a Conferência “Tempo e Ser”. In: HEIDEGGER,
Martin. Coleção “Os Pensadores”. 4. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991. P. 221-241.
HEIDEGGER, Martin. Conferências e Escritos Filosóficos. São Paulo: Ed. Nova Cultural, 1996.
MONEO, Rafael. On Typology. < https://doarch152spring2015.files.wordpress.com/2015/01/
moneo_on-typology_oppositions.pdf> acesso em 01 de maio de 2016 .
MONTANER, Josep Maria. As formas do século XX. Ed. Gustavo Gili, AS, Barcelona 2002.
MORAES, Rafael R. e SCHUELTER, Kelly I. Uma investigação entre o desenho e o objeto. In.:
Revista Terra e Cultura: cadernos de ensino e pesquisa./ Centro Universitário Filadélfia. –
Londrina, PR, v.1, n. 1. Jun./dez. (1985-). v. 32, n. 6 3, jan./jun.. 2016. P. 13-19.
NICOLAS, Pierre Alexandre. O segredo das catedrais. 1º edição. São Pauo: Triom, 2001.
PENNICK, Nigel. Geometria Sagrada: Simbolismo e Intenção nas estruturas religiosas. São Paulo.
Ed. Pensamento, 1980.
PIRES, Amílcar de Gil . Os conceitos de Tipo e de Modelo em Arquitectura. Acessado em <
http://lafis.fa.utl.pt/ciaud/res/paper/CONC-TIPO-MODELO.pdf>
ROWE, Colin. The Mathematics of the Ideal Villa and Other Eassays. < https://www.architectural-
-review.com/rethink/viewpoints/march-1947-the-mathematics-of-the-ideal-villa-palladio-
-and-le-corbusier-compared/8604100.article> acesso em 13 de maio de 2017
SILVA, Elvan. A forma e a fórmula: cultura, ideologia e projeto na arquitetura da Renascença.
Porto Legre: Ed. SAGRA, 1991.
VALERY, Paul. Eupalinos ou o Arquiteto. São Paulo: Editora 34, 1996.
WAELHENS, Alphonse. Philosophie et non-philosophie. In: Revue Philosophique de Louvain.
Troisième série, tome 57, n°53,1959. pp. 5-43. doi : 10.3406/phlou.1959.4985. <http://
www.persee.fr/doc/phlou_0035-3841_1959_num_57_53_4985> acesso em 01 de maio
de 2016.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).