Nadie de aquí si no es geómetra
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v16i1p70-81Palabras clave:
Arquitectura, Geometría sagrada, ArchéResumen
Este artículo es reflejo (y reflexión) de una trayectoria de investigación intensa sobre el significado verdadero de la arquitectura entre textos donde sus contextos se interrelacionan a través de los siglos, realizada como producto de investigación sobre la esencia del diseño en arquitectura, para el proyecto de investigación Metodología de Aprendizaje en Arquitectura y Urbanismo (MAAU). La relación de significado y la pérdida de, se encuentra en torno al sentido y al discurso de un origen, o arché, en lo que denominados de arquitectura, donde la geometría se convierte en palabra fundamentadora; una cuestión de orden. La denominada geometría sagrada aparenta designar el verdadero significado de ser del arquitecto, como discurso ntrínseco a la búsqueda de sentido en la arquitectura.Descargas
Referencias
BRANDÃO, Carlos A. L. A formação do homem moderno visto através da arquitetura. 2ª edição.
Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.
CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Ed. Companhia das Letras,
1990.
CLARK, Roger H. e PAUSE, Michael. Precedents in Architecture – Analytic Diagrams, Formative
Ideas, and Partis (Third Edition). New Jersey: John Wiley & Sons, 2005.
COLIN, Silvio. Uma introdução à arquitetura. Rio de Janeiro. Editora UAPÊ, 2000
CORBUSIER, le. Por uma arquitetura. São Paulo: ed. Perspectiva, 2002
________. El Modulor: Ensayo sobre una medida armonica a la escala humana applicable universalmente a la arquitectura y a la mecânica. Buenos Aires: Ed. Pseidon, 1961 <https://
monoskop.org/images/2/21/Corbusier_Le_El_Modulor_2a_ed.pdf> acesso em 13 de maio
de 2017
DOCZY, Gyorgy. O Poder dos Limites: harmonias e proporções na natureza, arte e arquitetura.
São Paulo: Ed. Mercúrio, 1990.
GUZONI, Alfredo. Protocolo do Seminário Sobre a Conferência “Tempo e Ser”. In: HEIDEGGER,
Martin. Coleção “Os Pensadores”. 4. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991. P. 221-241.
HEIDEGGER, Martin. Conferências e Escritos Filosóficos. São Paulo: Ed. Nova Cultural, 1996.
MONEO, Rafael. On Typology. < https://doarch152spring2015.files.wordpress.com/2015/01/
moneo_on-typology_oppositions.pdf> acesso em 01 de maio de 2016 .
MONTANER, Josep Maria. As formas do século XX. Ed. Gustavo Gili, AS, Barcelona 2002.
MORAES, Rafael R. e SCHUELTER, Kelly I. Uma investigação entre o desenho e o objeto. In.:
Revista Terra e Cultura: cadernos de ensino e pesquisa./ Centro Universitário Filadélfia. –
Londrina, PR, v.1, n. 1. Jun./dez. (1985-). v. 32, n. 6 3, jan./jun.. 2016. P. 13-19.
NICOLAS, Pierre Alexandre. O segredo das catedrais. 1º edição. São Pauo: Triom, 2001.
PENNICK, Nigel. Geometria Sagrada: Simbolismo e Intenção nas estruturas religiosas. São Paulo.
Ed. Pensamento, 1980.
PIRES, Amílcar de Gil . Os conceitos de Tipo e de Modelo em Arquitectura. Acessado em <
http://lafis.fa.utl.pt/ciaud/res/paper/CONC-TIPO-MODELO.pdf>
ROWE, Colin. The Mathematics of the Ideal Villa and Other Eassays. < https://www.architectural-
-review.com/rethink/viewpoints/march-1947-the-mathematics-of-the-ideal-villa-palladio-
-and-le-corbusier-compared/8604100.article> acesso em 13 de maio de 2017
SILVA, Elvan. A forma e a fórmula: cultura, ideologia e projeto na arquitetura da Renascença.
Porto Legre: Ed. SAGRA, 1991.
VALERY, Paul. Eupalinos ou o Arquiteto. São Paulo: Editora 34, 1996.
WAELHENS, Alphonse. Philosophie et non-philosophie. In: Revue Philosophique de Louvain.
Troisième série, tome 57, n°53,1959. pp. 5-43. doi : 10.3406/phlou.1959.4985. <http://
www.persee.fr/doc/phlou_0035-3841_1959_num_57_53_4985> acesso em 01 de maio
de 2016.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).