Dummy Text, o la Base Diagramática de la Arquitectura Contemporánea

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2021.187325

Palabras clave:

Peter Eisenman, Diagramas, Arquitectura Contemporánea

Resumen

Traducción al portugués de Dummy Text, de Robert Somol, texto inicial del libro Diagram Diaries (1999), de Peter Eisenman, que explora el contexto de la producción teórica y el trabajo del arquitecto durante los casi 40 años que separan la presentación de su tesis doctoral en filosofía (Trinity College, Universidad de Cambridge, 1963) de la publicación del libro.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Camilo Kolomi Veiga D'Angelis, Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo

    Mestrando IAU-EESC-USP, sob orientação do Prof. Dr. David Moreno Sperling, estudando os diagramas de Rem Koolhaas e sua relação com o desenvolvimento da arquitetura contemporânea. Formado pela Unicamp em 2005. Atuou como arquiteto, arquiteto coordenador, coordenador de projeto e coordenador de obras para escritórios como Pedro Paulo de Melo Saraiva, Cecília Vicente de Azevedo, Edo Rocha, Athiê Wohnrath, Arthur Luiz Pitta, BR Properties e Hauz Engenharia contabilizando quase 30.000 horas de trabalho técnico e 300.000 m² de projetos. Além da pesquisa em andamento tem desenvolvido traduções de textos sobre teoria da arquitetura contemporânea inéditos no Brasil. Até o momento os autores traduzidos pelo pesquisador são Rem Koolhaas, Bernard Tschumi, Robert Somol, Wes Jones, entre outros cuja tradução está em andamento. Os textos já traduzidos e autorizados por seus autores se encontram em vias de publicação em sites de divulgação de arquitetura como Archdaily e revistas especializadas como a RISCO (IAU).

  • David Moreno Sperling, Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo

    Professor-doutor 2 do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP e coordenador do Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas do IAU-USP (NEC-IAU/USP). Presidente da Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital - SIGraDi (2019-21). Presidente da Comissão de Cultura e Extensão do IAU-USP (2018 a 2020), Presidente do Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e Extensão do Campus USP-São Carlos e Membro dos Conselhos Deliberativos do Centro Universitário Maria Antônia da USP e do CINUSP. Pesquisador com bolsa produtividade PQ-2 do CNPq (Processo 304071/2019-6), desenvolvendo a pesquisa "Contracartografias: tecnopolíticas de espacialização da informação". Membro do Corpo Editorial das Revistas Científicas: International Journal of Architectural Computing (IJAC-SAGE Publishers), Journal of Architectural Research and Development (JARD-BBW Publishers), Astrágalo, Arq.Urb, Gestão & Tecnologia de Projetos, Indisciplinar, Poiésis, Revista América. É assessor ad-hoc das seguintes agências de fomento: FAPESP, CNPq, CAPES/Print-UFMG e DAAD. É parecerista dos seguintes periódicos científicos internacionais: Ardeth; IJAC; JARD. É parecerista dos seguintes periódicos científicos nacionais: Ambiente Construído; América; ARA; Arquitextos; Arq.Urb; Gestão e Tecnologia de Projetos; Indisciplinar; PARC; Poiésis; Pós; Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; Risco; Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade; Revista de Iniciação Científica, Tecnológica e Artística - SENAC. Doutor em Arquitetura e Urbanismo (Área de Projeto, Espaço e Cultura) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade de São Paulo; Mestre em Arquitetura e Urbanismo (Área de Tecnologia do Ambiente Construído) pela Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo e Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela EESC-USP. Professor convidado da Leuphana University (Alemanha), em 2017 (com bolsa da Fundação Alexander Von Humboldt) e da Universidade Nacional do Litoral (Argentina), em 2014 (com bolsa da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu). Foi pesquisador associado do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (2000-2003). Exibiu projetos, trabalhos visuais e projetos cartográficos nas IV, X e XI Bienais de Arquitetura de São Paulo e no Storefront for Art and Architecture (NYC). Foi curador das exposições "Homo Faber 2.0: Politics of Digital in Latin America" (2018) e "Homo Faber: Digital Fabrication in Latin America" (2015). Membro do Comitê Executivo Internacional e do Comitê Assessor da SIGraDi (respectivamente 2013 a 2016; e 2017). Chair do XXII Congresso da Sociedade Ibero-Americana de Gráfica Digital 2018 - "Technopoliticas" (com financiamento CAPES, CNPq, FAPESP e Bumdeskanzleramt/Áustria). Atua principalmente com os seguintes temas: espaço, tecnologia e cultura; interfaces entre arquitetura e arte contemporâneas; cartografias e mapeamentos; processos de projeto e tecnologias computacionais.

Referencias

EISENMAN, Peter. Diagram Diaries. Londres: Thames & Hudson, 1999.

Publicado

2021-10-13

Número

Sección

Artículos y Ensayos

Cómo citar

D'Angelis, C. K. V. (2021). Dummy Text, o la Base Diagramática de la Arquitectura Contemporánea (D. Moreno Sperling , Trans.). Risco - Revista De Investigación En Arquitectura Y Urbanismo, 19, 1-29. https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2021.187325