Contribuição da educação a distância para o conhecimento de docentes de enfermagem sobre avaliação de feridas crônicas

Autores

  • Márcia Beatriz Berzoti Gonçalves Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Universidade de São Paulo
  • Soraia Assad Nasbine Rabeh Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Universidade de São Paulo
  • César Augusto Sangaletti Terçariol Centro Universitário Barão de Mauá; Centro Universitário Barão de Mauá

DOI:

https://doi.org/10.1590/0104-1169.3606.2533

Resumo

OBJETIVO: identificar a contribuição de um curso de atualização sobre a avaliação de feridas crônicas, oferecido pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, para o conhecimento de docentes de enfermagem e enfermeiros vinculados ao ensino superior, acerca da temática. MÉTODO: estudo prospectivo, quase-experimental, com coleta de dados antes e após intervenção educativa. O estudo foi desenvolvido em três etapas, através do AVA Moodle. A amostra foi composta por 28 participantes, que responderam ao pré-teste de conhecimento, elaborado de acordo com diretrizes internacionais sobre feridas crônicas. Após, o curso de atualização foi oferecido (intervenção) e acessado conforme programação individual, durante prazo estabelecido. Ao término do curso, 26 participantes responderam ao pós-teste. Aqueles que não participaram do pós-teste foram excluídos do estudo, por tratar-se da análise pareada da amostra. RESULTADO: os participantes obtiveram, em média, 55,5% de acertos no pré-teste de conhecimento, e 73,4%, no pós-teste, sendo essa diferença estatisticamente significante. Houve correlação negativa entre o tempo de experiência na docência e o desempenho no teste de conhecimento. CONCLUSÃO: a participação no curso de atualização on-line contribuiu para melhor desempenho dos docentes no teste de conhecimentos, sobre as recomendações para avaliação de feridas crônicas, com embasamento em evidência científicas.

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Publicado

2015-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Contribuição da educação a distância para o conhecimento de docentes de enfermagem sobre avaliação de feridas crônicas . (2015). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 23(1), 122-129. https://doi.org/10.1590/0104-1169.3606.2533