Presença e extensão dos atributos da atenção primária à saúde entre crianças hospitalizadas por pneumonia
DOI:
https://doi.org/10.1590/0104-1169.0502.2582Resumo
;;OBJETIVO:;; analisar a presença e a extensão dos atributos da atenção primária à saúde entre crianças hospitalizadas por pneumonia.
;;;;MÉTODO:;; estudo observacional, retrospectivo, com delineamento caso-controle de base hospitalar, desenvolvido em três hospitais conveniados com o Sistema Único de Saúde, situados em um município do Estado de São Paulo, Brasil. Participaram do estudo 690 crianças menores de cinco anos de idade, sendo 345 casos e 345 controles.
;;;;RESULTADOS:;; ambos os grupos apresentaram escores elevados para acesso aos serviços de saúde. Diferentemente, escores elevados para atributos como longitudinalidade e coordenação da atenção se revelaram nos controles. Apesar de escores baixos, integralidade e orientação familiar também foram maiores para os controles.
;;;;CONCLUSÃO:;; o conhecimento dos aspectos que envolvem os atributos da Atenção Primária à Saúde e sua oferta para os cuidados da criança são de extrema importância, pois possuem potencial para fornecer subsídios aos profissionais e gestores do Sistema Único de Saúde em uma perspectiva de organização dos serviços de saúde.
;;