Enfermagem médico-cirúrgica: uma nova abordagem de ensino e sua avaliação pelo aluno

Autores

  • Maria do Carmo Lourenço Haddad Universidade Estadual de Londrina; Departamento de Enfermagem
  • Marli T. Oliveira Vannuchi Universidade Estadual de Londrina; Departamento de Enfermagem
  • Olga Chizue Takahashi Universidade Estadual de Londrina; Departamento de Enfermagem
  • Sônia Akiko Hirazawa Universidade Estadual de Londrina; Departamento de Enfermagem
  • Inês Gimenes Rodrigues Universidade Estadual de Londrina; Departamento de Enfermagem
  • Benedita Ribeiro Cordeiro Universidade Estadual de Londrina; Departamento de Enfermagem
  • Heliane Moura do Carmo Universidade Estadual de Londrina; Departamento de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11691993000200009

Palavras-chave:

Metodologia de Ensino, Ensino, Aprendizagem

Resumo

Este trabalho versa sobre a metodologia de ensino adotada pela disciplina Enfermagem Médico-Cirúgica da Universidade Estadual de Londrina, modificada no sentido de torná-la centrada no aluno, com maior ênfase nas relações interpessoais e estruturada na resolução de problemas. Teve como objetivo verificar a percepção dos alunos do último período do curso em relação ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, afetivas e psicomotoras pela disciplina em questão, quando comparada as demais disciplinas do curso. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado aos formandos dos anos de 1985 a 1990, em sessões específicas. Verificou-se que este método de ensino proporcionou ao aluno uma maior integração entre teoria e prática, maior desenvolvimento de habilidade de pesquisa em biblioteca, participação mais ativa no seu processo de aprendizagem e maior habilidade para exposição oral.

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Publicado

1993-07-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Enfermagem médico-cirúrgica: uma nova abordagem de ensino e sua avaliação pelo aluno. (1993). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 1(2), 97-112. https://doi.org/10.1590/S0104-11691993000200009