Satisfação do usuário sob a perspectiva da responsividade: estratégia para análise de sistemas universais?
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.1089.2674Resumo
Objetivo: analisar a satisfação dos usuários de uma Unidade de Saúde da Família de um município do interior do Estado de São Paulo, Brasil, sob a perspectiva da responsividade. Método: estudo qualitativo, realizado com 41 usuários das famílias que utilizaram a Unidade de Saúde da Família, pelo menos uma vez nos últimos seis meses. Utilizou-se entrevista semiestruturada para coleta, realizada entre novembro de 2010 e janeiro de 2011, com foco nas dimensões da responsividade: dignidade, autonomia, instalações e ambiente físico, atenção imediata, escolha, confidencialidade, comunicação. Procedeu-se à análise temática. Resultados: quatro temas emergiram na análise: o ambiente da unidade de saúde, o acesso e seus componentes de acessibilidade - favorecendo a responsividade?, possibilidades da construção da relação usuário/equipe/serviço de saúde e a equipe da Unidade de Saúde da Família - processando a assistência e acolhimento. Conclusão: a responsividade permite acompanhar e monitorar aspectos não médicos do cuidado a partir dos usuários, contribuindo para o alcance da cobertura universal, dando ênfase à qualidade da atenção.Downloads
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Publicado
2016-01-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Satisfação do usuário sob a perspectiva da responsividade: estratégia para análise de sistemas universais? . (2016). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 24, e2674-. https://doi.org/10.1590/1518-8345.1089.2674