Estudo da ansiedade como variável no relacionamento aluno-paciente
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11691994000200003Palavras-chave:
ansiedade, comunicação terapêuticaResumo
O estudo tem o objetivo de analisar a ansiedade como variável na comunicação de alunas de graduação em enfermagem ao prestarem assistência aos pacientes. Os dados foram obtidos pela pesquisadora através da observação participante, estratégia que se constituiu simultaneamente de três procedimentos: registro das interações aluno-paciente pela pesquisadora, registro das mesmas pelos alunos e entrevistas dos alunos pela pesquisadora imediatamente após os dois primeiros procedimentos. A população da pesquisa constituiu-se de 10 alunos de enfermagem , acompanhados durante atividades de estágios curriculares nos 3°, 4° e 6° semestre do curso. A ansiedade, tanto dos alunos como dos pacientes, aparece como variável interferindo no uso da comunicação terapêutica pelos alunos.Downloads
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Publicado
1994-07-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Estudo da ansiedade como variável no relacionamento aluno-paciente. (1994). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 2(2), 21-35. https://doi.org/10.1590/S0104-11691994000200003