Modelo operacional do estudo de caso como estratégia de ensino na disciplina de enfermagem médico-cirúrgica: avaliação dos alunos

Autores

  • Silvia Cristina Mangini Bocchi Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Janete Pessuto Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Magda Cristina Queiroz Dell'Aqua Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11691996000300009

Palavras-chave:

estudo de caso, estratégia de ensino, enfermagem médico-cirúrgica, avaliação

Resumo

O estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, com o objetivo de avaliar as contribuições e dificuldades sentidas pelos alunos, na utilização do Modelo Operacional do Estudo de Caso, proposto pelas autoras como uma das estratégias de ensino utilizada pela disciplina de Enfermagem Médico-Cirúrgica. Para instrumentalizar e operacionalizar a análise de conteúdo das respostas concedidas pelos alunos, utilizamos da análise temática, segundo Bardin. Com a realização desta investigação concluímos que os alunos reconhecem o modelo como estratégia de ensino na formação dos mesmos, principalmente, quanto ao conhecimento teórico-prático da assistência (70%) que este oferece, estimulando-os à autonomia na tomada de decisões e solução de problemas na área, além de incentivá-los na utilização do acervo da biblioteca. A outra contribuição está relacionada ao conhecimento referente à metodologia científica (30%), onde o modelo emerge a eles como uma estratégia de iniciação a esta atividade. As dificuldades sentidas pelos alunos na elaboração do estudo de caso ocorreram nas seguintes etapas: - no levantamento bibliográfico (58%), principalmente, quanto a falta de bibliografia específica e recente na área de enfermagem e ao não acesso dos alunos da graduação aos índices informatizados: - na redação do trabalho(27%), porém ao mesmo tempo revelando que o estudo de caso propiciou conhecimentos básicos de como elaborar e escrever um trabalho científico; dentre outras (15%).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1996-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Modelo operacional do estudo de caso como estratégia de ensino na disciplina de enfermagem médico-cirúrgica: avaliação dos alunos. (1996). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 4(3), 99-116. https://doi.org/10.1590/S0104-11691996000300009