Mudanças gerenciais resultantes da Acreditação hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.1394.2851Palavras-chave:
Acreditação Hospitalar, Administração Hospitalar, Gestão da Qualidade, EnfermagemResumo
Objetivos: analisar as percepções de gestores e trabalhadores sobre as mudanças no gerenciamento hospitalar advindas da Acreditação. Método: estudo descritivo com abordagem qualitativa. Participaram cinco gestores da qualidade hospitalar e outros 91 trabalhadores das mais diversas categorias profissionais, níveis hierárquicos e áreas de atuação de quatro hospitais do sul do Brasil certificados pela Acreditação nacional de diferentes níveis, que responderam à questão "Fale-me sobre o gerenciamento deste hospital, antes e depois da Acreditação". Os dados foram gravados, transcritos na íntegra e transportados para acesso e manejo no software ATLAS.ti, versão 7.1. Após isso, procedeu-se a análise de conteúdo, modalidade temática, sustentada à luz do referencial da Avaliação em Saúde de Avedis Donabedian. Resultados: apreendeu-se uma grande categoria temática (family), denominada "Mudanças Gerenciais Advindas da Acreditação: perspectivas de gestores e trabalhadores" e cinco subcategorias (codes), relacionadas às mudanças gerenciais no âmbito operacional; estrutural; financeiro e de custo; na alta gestão hospitalar; e na gestão da qualidade. Conclusão: as mudanças gerenciais nas organizações hospitalares, advindas da Acreditação, se mostraram amplas, multifacetadas e coadunam às melhorais da qualidade nos serviços.Downloads
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Publicado
2017-01-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Mudanças gerenciais resultantes da Acreditação hospitalar. (2017). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 25, e2851-. https://doi.org/10.1590/1518-8345.1394.2851