Intervenções educativas para o conhecimento da doença, adesão ao tratamento e controle do diabetes mellitus
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.1648.2863Palavras-chave:
Diabetes Mellitus, Educação em Saúde, Conhecimento, Adesão à Medicação, Cooperação do PacienteResumo
Objetivo: avaliar o efeito de intervenções educativas para o conhecimento da doença, adesão ao tratamento medicamentoso e controle glicêmico das pessoas com diabetes mellitus. Método: pesquisa de avaliação, do tipo "antes e depois" desenvolvido em amostra de 82 pessoas com diabetes mellitus tipo 2. Os dados foram obtidos por meio dos instrumentos Versão Brasileira da Diabetes Knowledge Scale (DKN-A), Medida de Adesão aos Tratamentos e pelo sistema eletrônico do local do estudo, coletados antes e após o término das intervenções educativas. As atividades educativas foram desenvolvidas em um período de 12 meses, mediadas pelos Mapas de Conversação em Diabetes, utilizando-se da Teoria Social Cognitiva para a condução das intervenções. Resultados: existiu melhora significativa do conhecimento da doença (p<0,001), adesão ao tratamento medicamentoso (antidiabéticos orais) (p=0,0318) e nas taxas de hemoglobina glicada (p=0,0321). Conclusão: as intervenções educativas parecem ter contribuído positivamente no conhecimento sobre o diabetes mellitus, adesão ao tratamento medicamentoso e nas taxas de hemoglobina glicada dos participantes.Downloads
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Publicado
2017-01-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Intervenções educativas para o conhecimento da doença, adesão ao tratamento e controle do diabetes mellitus. (2017). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 25, e2863-. https://doi.org/10.1590/1518-8345.1648.2863