Comportamento docente no ensino de graduação em enfermagem: a percepção dos alunos

Autores

  • Maria da Graça da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Márcia Caron Ruffino Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Departamento de Enfermagem Geral e Especializada

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11691999000400007

Palavras-chave:

abordagens de ensino, comportamento docente, ensino de graduação

Resumo

Este trabalho é um estudo tipo levantamento tendo como objetivos: identificar os comportamentos docentes predominantes no ensino de graduação em enfermagem, de acordo com a percepção dos alunos, agrupando-os em tipos de professor e relacionando-os com as abordagens de ensino. Os dados foram obtidos através de formulário, aplicado a 52 sujeitos, alunos do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Considerando os resultados obtidos em ambas as séries, pode-se dizer que há pluralidade de comportamentos docentes, predominando professores preocupados com conteúdos, métodos e técnicas, com características das concepções tradicional, comportamental e cognitivista.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1999-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Comportamento docente no ensino de graduação em enfermagem: a percepção dos alunos. (1999). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 7(4), 45-55. https://doi.org/10.1590/S0104-11691999000400007