Adaptação transcultural para o Brasil do módulo on-line DocCom: comunicação para o trabalho em equipe

Autores

  • Tatiane Angélica Phelipini Borges Universidade Estadual de Londrina
  • Marli Terezinha Oliveira Vannuchi Universidade Estadual de Londrina; Departamento de Enfermagem
  • Suely Grosseman Universidade Federal de Santa Catarina; Departamento de Pediatria
  • Alberto Durán González Universidade Estadual de Londrina; Departamento de Saúde Coletiva

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.1554.2924

Palavras-chave:

Enfermagem, Comunicação, Equipe de Assistência ao Paciente, Instrução por Computador, Competência Profissional.

Resumo

Objetivo: realizar a adaptação transcultural para o português no contexto brasileiro do módulo 38 on-line DocCom, que versa sobre comunicação para o trabalho em equipe. Método: a tradução e adaptação transcultural foram realizadas por meio de traduções iniciais, síntese das traduções, avaliação e síntese por um comitê de especialistas, análise dos tradutores e retrotradução, pré-teste com enfermeiros e estudantes de graduação em enfermagem, e análise dos tradutores para obtenção do material final. Resultados: na avaliação e síntese do comitê de especialistas da versão traduzida com a versão original, os itens obtiveram concordância superior a 80%. Na análise dos participantes do pré-teste foram sugeridas poucas modificações. A versão final mostrou-se adequada ao contexto proposto e à sua finalidade. Conclusão: acredita-se que, ao disponibilizar essa nova estratégia de ensino-aprendizagem de habilidades e competências da comunicação, para o trabalho em equipe, ela possa ser empregada de forma sistemática em cursos de graduação e pós-graduação da área da saúde, no Brasil, de modo a contribuir para formação dos profissionais e, também, avançar nesse campo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2017-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Adaptação transcultural para o Brasil do módulo on-line DocCom: comunicação para o trabalho em equipe. (2017). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 25, e2924-. https://doi.org/10.1590/1518-8345.1554.2924