Adaptação cultural para o espanhol e consistência interna da Ferramenta de Avaliação de Cuidados, Caring Assessment Tool (CAT-V)

Autores

  • Rosa María Fernández Ayuso Universidad Pontificia Comillas; San Juan de Dios University School of Nursing and Physical Therapy
  • Juan Manuel Morillo Velázquez Universidad Pontificia Comillas; San Juan de Dios University School of Nursing and Physical Therapy
  • David Fernández Ayuso Universidad Pontificia Comillas; San Juan de Dios University School of Nursing and Physical Therapy
  • Julio César de la Torre-Montero Universidad Pontificia Comillas; San Juan de Dios University School of Nursing and Physical Therapy

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.0920.2965

Palavras-chave:

Comportamento, Cuidados de Enfermagem, Estudos de Validação

Resumo

Resume Objetivo: traduzir para castelhano e avaliar a consistência interna da escala Caring Assessment tool, CAT-V de Joanne Duffy, no marco conceitual de Jean Watson, e como objetivo secundário avaliar as suas propriedades psicométricas. Existem ferramentas desenhadas para medir a percepção do paciente sobre os cuidados dispensados, entre as quais o CAT-V, objeto de nosso interesse com o fim de poder ser aplicado aos doentes hispano falantes. Métodos: para cumprir com os objetivos serão feitas sequencialmente a tradução e retro tradução da escala a validar através de um procedimento padronizado. A versão definitiva da escala foi validada numa amostra de 349 pacientes procedente de quatro hospitais públicos e dois privados de Madrid, Espanha. Resultados: o instrumento foi traduzido e validado com uma consistência elevada (alfa de Cronbach 0,953). Conclusão: a tradução do CAT-V considera que o mesmo pode-se consistuir um instrumento adequado para a avaliação de cuidados prestados a pacientes nos centros de saúde ibero-americanos cuja língua falada seja o castelhano.

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Publicado

2017-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Adaptação cultural para o espanhol e consistência interna da Ferramenta de Avaliação de Cuidados, Caring Assessment Tool (CAT-V). (2017). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 25, e2965-. https://doi.org/10.1590/1518-8345.0920.2965