Construção e validação de material educativo para prevenção de síndrome metabólica em adolescentes

Autores

  • Ionara Holanda de Moura Universidade Federal do Piauí
  • Antônia Fabiana Rodrigues da Silva Universidade Federal do Piauí
  • Aparecida do Espírito Santo de Holanda Rocha Universidade Federal do Piauí
  • Luisa Helena de Oliveira Lima Universidade Federal do Piauí
  • Thereza Maria Magalhães Moreira Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Roberta Vilarouca da Silva Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.2024.2934

Palavras-chave:

Estudos de Validação, Tecnologia Educacional, Síndrome X Metabólica, Educação em Saúde, Adolescente

Resumo

Objetivo: construir e validar tecnologia educativa voltada para prevenção de síndrome metabólica entre adolescentes. Método: pesquisa metodológica em que, inicialmente, por meio de revisão integrativa, foram analisadas as publicações disponíveis sobre a temática. Em seguida, utilizou-se tal conhecimento para construção do conteúdo teórico abordado e, com auxílio de designer gráfico, foi elaborada a arte e diagramação das páginas. Na terceira fase, validação do material construído, 21 especialistas e 39 adolescentes avaliaram a cartilha. Para a coleta de dados, foram utilizados três questionários distintos, de acordo com o foco de avaliação de cada grupo de participantes, analisados quanto à confiabilidade (alpha de Cronbach) e concordância (coeficiente de correlação intraclasse). Resultados: a média dos escores atribuídos pelos juízes de conteúdo e técnicos foi de 91,7%, e o Índice de Validade de Conteúdo global, mensurado por meio das respostas dos juízes em design, foi de 0,98, ambos com confiabilidade da escala e concordância das respostas altas. Além disso, o nível de concordância das respostas positivas dadas pelos adolescentes foi de 88,4%. Conclusão: a cartilha educativa mostrou-se instrumento válido e confiável para ser utilizada a fim de promover a saúde dos adolescentes.

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Publicado

2017-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Moura, I. H. de, Silva, A. F. R. da, Rocha, A. do E. S. de H., Lima, L. H. de O., Moreira, T. M. M., & Silva, A. R. V. da. (2017). Construção e validação de material educativo para prevenção de síndrome metabólica em adolescentes. Revista Latino-Americana De Enfermagem, 25, e2934-. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2024.2934