Construção e validação de material educativo para prevenção de síndrome metabólica em adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.2024.2934Palavras-chave:
Estudos de Validação, Tecnologia Educacional, Síndrome X Metabólica, Educação em Saúde, AdolescenteResumo
Objetivo: construir e validar tecnologia educativa voltada para prevenção de síndrome metabólica entre adolescentes. Método: pesquisa metodológica em que, inicialmente, por meio de revisão integrativa, foram analisadas as publicações disponíveis sobre a temática. Em seguida, utilizou-se tal conhecimento para construção do conteúdo teórico abordado e, com auxílio de designer gráfico, foi elaborada a arte e diagramação das páginas. Na terceira fase, validação do material construído, 21 especialistas e 39 adolescentes avaliaram a cartilha. Para a coleta de dados, foram utilizados três questionários distintos, de acordo com o foco de avaliação de cada grupo de participantes, analisados quanto à confiabilidade (alpha de Cronbach) e concordância (coeficiente de correlação intraclasse). Resultados: a média dos escores atribuídos pelos juízes de conteúdo e técnicos foi de 91,7%, e o Índice de Validade de Conteúdo global, mensurado por meio das respostas dos juízes em design, foi de 0,98, ambos com confiabilidade da escala e concordância das respostas altas. Além disso, o nível de concordância das respostas positivas dadas pelos adolescentes foi de 88,4%. Conclusão: a cartilha educativa mostrou-se instrumento válido e confiável para ser utilizada a fim de promover a saúde dos adolescentes.Downloads
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Publicado
2017-01-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Construção e validação de material educativo para prevenção de síndrome metabólica em adolescentes. (2017). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 25, e2934-. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2024.2934