Análise da educação de clientes/pacientes na literatura brasileira de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11691999000500011Palavras-chave:
educação de pacientes, enfermagemResumo
Esse estudo tem o objetivo de identificar os aspectos conceituais e operacionais da educação de clientes/pacientes na literatura brasileira de enfermagem. Foram analisados 60 trabalhos publicados no período 1980 a 1995. Os dados foram codificados e categorizados. A nível conceitual, a atividade educativa é caracterizada como uma ação instrumental de informação e de proteção para o paciente. A atividade é rotulada como orientação e segue pressupostos teóricos contraditórios, focalizando a doença. Operacionalmente, a atividade é desenvolvida como ação informativa e não de conscientização, e a avaliação é inadequada.Downloads
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Publicado
1999-12-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Melles, A. M., & Zago, M. M. F. (1999). Análise da educação de clientes/pacientes na literatura brasileira de enfermagem. Revista Latino-Americana De Enfermagem, 7(5), 85-94. https://doi.org/10.1590/S0104-11691999000500011