Análise da educação de clientes/pacientes na literatura brasileira de enfermagem

Autores

  • Adriana Meneghini Melles Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Márcia Maria Fontão Zago Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Departamento de Enfermagem Geral e Especializada

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11691999000500011

Palavras-chave:

educação de pacientes, enfermagem

Resumo

Esse estudo tem o objetivo de identificar os aspectos conceituais e operacionais da educação de clientes/pacientes na literatura brasileira de enfermagem. Foram analisados 60 trabalhos publicados no período 1980 a 1995. Os dados foram codificados e categorizados. A nível conceitual, a atividade educativa é caracterizada como uma ação instrumental de informação e de proteção para o paciente. A atividade é rotulada como orientação e segue pressupostos teóricos contraditórios, focalizando a doença. Operacionalmente, a atividade é desenvolvida como ação informativa e não de conscientização, e a avaliação é inadequada.

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Publicado

1999-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Melles, A. M., & Zago, M. M. F. (1999). Análise da educação de clientes/pacientes na literatura brasileira de enfermagem. Revista Latino-Americana De Enfermagem, 7(5), 85-94. https://doi.org/10.1590/S0104-11691999000500011