Pensamento crítico: um enfoque na educação de enfermagem

Autores

  • Maria Auxiliadora da Cruz Lima Universidade do Amazonas; Escola de Enfermagem de Manaus
  • Silvia Helena De Bortoli Cassiani Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Departamento de Enfermagem Geral e Especializada

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692000000100004

Palavras-chave:

pensamento, enfermagem, educação

Resumo

Neste estudo identificamos e analisamos os artigos que apresentavam o termo "pensamento crítico" no título ou no resumo, publicados em periódicos nacionais e internacionais, de julho/1992 a julho/1997. Essa pesquisa bibliográfica buscou responder os questionamentos dos educadores de como melhorar o ensino da enfermagem. Analisamos cinqüenta e dois artigos publicados nos índices Comprehensive Medline, Lilacs e Cinahl. A análise dos dados confirmou que o desenvolvimento do pensamento crítico é uma opção para a mudança do paradigma do processo ensino-aprendizagem. Precisa ser implementado na educação de enfermagem, mas exige planejamento dos currículos e estratégias de ensino que favoreça a participação ativa do aluno.

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Publicado

2000-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Pensamento crítico: um enfoque na educação de enfermagem. (2000). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 8(1), 23-30. https://doi.org/10.1590/S0104-11692000000100004