Enfermeiro gestor universitário: uma teoria fundamentada nos dados
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.2199.2980Palavras-chave:
Teoria Fundamentada, Docente de Enfermagem, Escola de Enfermagem, Educação em Enfermagem, Organização e Administração, UniversidadesResumo
Objetivo: compreender o significado da gestão universitária realizada por enfermeiros gestores do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública. Método: pesquisa qualitativa, ancorada na teoria fundamentada nos dados. A coleta de dados ocorreu entre maio e setembro de 2016, com entrevistas abertas, no cenário de uma universidade pública federal. Respeitou-se a técnica de análise comparativa constante dos dados, obtendo amostragem teórica com 19 enfermeiros, em dois grupos amostrais. Resultados: emergiram três categorias que configuraram o fenômeno: Articulando coletivos complexos por meio da gestão universitária para a formação qualificada de novos enfermeiros. As categorias incluíram: a) condições, definidas por Percebendo o compromisso com o coletivo, experiências anteriores e formação para a gestão em saúde, como motivações para ser docente gestor; b) ações/interações, delimitadas por Conhecendo e reconhecendo, na prática, o processo de gestão universitária, limites e possibilidades na coordenação de assuntos coletivos complexos; e, c) consequências, como Aperfeiçoando o trabalho docente e se responsabilizando com a formação universitária. Conclusão: os enfermeiros docentes gestores significam a gestão universitária como um conjunto de ações individuais e coletivas que, articuladas em um ambiente social complexo, promovem condições para a formação de enfermeiros críticos e reflexivos com as demandas da sociedade.Downloads
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Publicado
2018-01-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Enfermeiro gestor universitário: uma teoria fundamentada nos dados. (2018). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 26, e2980. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2199.2980